A iniciativa do Projeto Novo Museu do Ipiranga tem desenvolvido uma série de aplicativos, chamada Wiki Museu do Ipiranga, com o objetivo de convidar você a atuar no trabalho de investigação e curadoria das obras e objetos do acervo do Museu do Ipiranga.

Quantos tem? te convida a contar quantos elementos estão presentes nas obras do acervo do Museu do Ipiranga. Por exemplo, quantos cordeiros estão retratados no quadro Mulher na Janela Alimentando Cordeiros, Menino Sentado numa Banqueta, de Adrien Henri Vital van Emelen?
Com que roupa eu vou? te convida a descrever as roupas e os acessórios das pessoas retratadas em obras do acervo do Museu do Ipiranga. Por exemplo, quais acessórios são usados por Dona Jessy de Souza Queiroz em seu retrato por Karl Ernst Papf?
Qual a marca? te convida a identificar as marcas de objetos do acervo do Museu do Ipiranga. Por exemplo, qual a marca do brinquedo Trem de luxo Nº2?
Qual o ornamento? te convida a identificar os ornamentos representados em objetos do acervo do Museu do Ipiranga. Por exemplo, qual tipo de flor está representada numa sopeira com tampa produzida pelas Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo?
Para que serve? te convida a fotografar e descrever o uso de objetos semelhantes aos encontrados no acervo do Museu do Ipiranga que você possua em casa. Por exemplo, você tem um ralador de queijo como este na cozinha da sua casa? Você o utiliza somente para ralar queijo? Ou o usa como peça decorativa? Ele tem alguma história especial?
O que há no brasão? te convida a identificar os elementos heráldicos dos brasões retratados em obras e objetos do acervo do Museu do Ipiranga. Por exemplo, você consegue identificar todos os elementos presentes nesta pintura de brasão de José Wasth Rodrigues?